A educação a distância tem no material didático uma ferramenta essencial ao processo de ensino e aprendizagem. Partindo deste pressuposto é fundamental refletir sobre a importância no vosso material didático, do texto, imagem e som, bem como da interação em fóruns, bate-papos, publicação em blogs e construção de textos colaborativos em wiki’s. Cada um deles terá um papel importante na construção das competências pelos alunos. No vosso material didático, qual o papel que cada uma dos elementos acima para o desenvolvimento das competências propostas? Quais estarão mais vocacionados para o desenvolvimento de atitudes, habilidades e cognitivo? Que estratégias pedagógicas poderão estar associadas a cada um para possibilitar uma aprendizagem contextualizada?

Todos os recursos serão utilizados, principalmente o material em texto, publicações de blog, vídeos e foruns. Uma solução que crie um mix entre todos os recursos disponíveis se torna mais agradavel ao discente e proporciona uma maior satisfação em relação ao aprendizado e uma maior interação com relação ao conteúdo, possibilitando que ele possa se inserir no desenvolvimento e construção do conhecimento.

Quanto aos tipos de mídias e suas ligações com habilidas, atitudes e o cognitivo, é uma relação muito ligada ao modelo em que o tutor trabalhará seu conteúdo, podendo trabalhar de forma variada de modo que qualquer uma das interfaces de acesso ao estudante atue muito bem formando qualquer das características necessárias ao aprendizado.

Algumas estratégias que podemos utilizar para desenvolver mais rapidamente o aprendizado pelo aluno:

  • Escrita colaborativa utilizando Wiki ou Google Docs;
  • Utilização de animações;
  • Jogos educacionais (palavras cruzadas);
  • Avaliações colaborativas;
  • Resolução de problemas através de "histórias digitais" ;

Pode-se ver mais sobre o assunto nos seguintes vídeos:






http://www.youtube.com/watch?v=mq7MOL-x70w